Emoções em pista com Fórmula 3
Leia tudo
«Aqui estou eu, dentro do cockpit de um Fórmula Dallara F302, tudo está no lugar certo e a visão é perfeita. Eu só tenho que colocar em movimento e entrar na pista em Monza. Monza é uma pista desafiadora, especialmente para identificar os pontos de freagem depois de cobrir suas longas retas. Bem, vamos começar.
Estamos em sexta marcha, o motor do meu carro está expressando seu pleno poder, estabeleço mentalmente o ponto de freagem, no fundo da primeira variante, curva lenta, um verdadeiro funil, mesmo durante o início da do GP de F1. Eu diminuo o torque, piso firmemente no freio e imediatamente diminuo 4 marchas. Este câmbio sequencial é muito rápido e leve.
Levemente piso no freio e depois no acelerador, o motor tem uma queda mínima de giros na subida enquanto usualmente ele está com um número alto de giros. Saindo da Curva de Biassono estou já na 6a marcha. É incrível como esse carro voa: eu seria capaz de dirigir todo o percurso de Biassono sem tirar o pé do acelerador., mesmo se começasse a chover ! Chego à staccata della Roggia, os solavancos durante a freagem não afetam o poder de freagem, desacelero um pouco tarde mas entro na curva relativamente tranquilo. Piso no acelerador novamente. Devo lembrar que, ao contrário dos carros GT, eu devo sentir suavemente o acelerador ao invés de pisar fundo, senão posso estragar a suspenção. Piso no acelerador novamente e mudo para a 3a e 4a marcha.
Finalmente Lesmo 1, uma curva onde o carro é realmente impressionante ! Freio um pouco, viro e piso no acelerador. Está colado na pista. Sua aerodinâmica e peso ridículo o fazem muito rápido. O mesmo ocorre com a curva Lesmo 2, Abaixo para a 3a marcha porque essa curva é mais estreita, ainda assim continuo em alta velocidade. Tomo cuidado na saída, deixo ir um pouco - há um pequeno "oversteer", mas tudo OK. Novamente, desço todas as marchas para chegar à curva Ascari, preciso e rápido. Tiro o pé do acelerador, o carro desacelera forte: se eu continuasse a frear com essa intensidade, eu provavelmente pararia antes da curva, então controlo o freio e entro em 3a marcha. Imediatamente piso no acelerador e mudo para a 4a no meio da margem direita, mantendo o carro perto da tangente. Então, giro da direita para a esquerda rapidamente. O Fórmula está ali, sem se mover. Assim que saio da curva, o motor do Dallara pede pela 5a e 6a marchas ! O longo comprimento na curva parabólica não dura muito, eu já devo frear e descer 3 marchas, entro na curva e, novamente. piso no acelerador, mudo para a 4a na metade da curva e a estabilidade do Dallara é, mais uma vez, matadora. Mais uma vez uso a 5a marcha logo após sair da curva parabólica, o motor do carro ronca e pede para mudar para a 6a e a velocidade constantemente aumenta.
Grande carro, um verdadeiro carro de corrida, um carro tecnológico que é, ao mesmo tempo, simples de usar. Uma pista desafiadora e muito rápida como Monza. Uma experiência única. »
Fechar